Tópicos do Conteúdo
Bolinhas rolando, a expectativa no ar, pessoas gritando “Bingo!” e prêmios sendo distribuídos: o bingo é uma prática bastante amada por aqui, divertindo adultos e idosos. Porém, desde 2004 que a modalidade é proibida no Brasil. Em 2017, ela voltou à ativa, devido a uma brecha na lei que permite a prática realizada em campanhas beneficentes, para arrecadar fundos para causas sociais ou religiosas. Neste texto, te contamos um pouco sobre a história e origem deste jogo tão popular, e como você pode jogar e se divertir legalmente, mesmo sendo brasileiro.
Sobre o jogo
Origem e popularização
A modalidade existe há décadas, mais especificamente desde o ano de 1530. Inicialmente, ela era usada na política italiana para sortear os novos senadores e membros da câmara: o nome dos legisladores era escrito em bolinhas, que eram colocadas em um saco e escolhidas aleatoriamente. Desse hábito, surgiu o jogo que era conhecido como “Lo Gioco del Lotto D’Itália”.
Após se popularizar, ele deixou as fronteiras da Itália, chegando à França na década de 1770 e à Alemanha. Na França, ele passou a ser chamado de “Le Lotto”, já na Alemanha a brincadeira era utilizada para ajudar as crianças na memorização de conteúdos para a escola.
Apesar da popularidade em alguns países europeus, a prática só ganhou o mundo ao pousar nos Estados Unidos, quando um feirante a adaptou para obter lucro e a apresentou aos estadunidenses. Nos EUA, ela era chamada de “beano”, e era muito semelhante à versão atual – porém, os jogadores marcavam a cartela com feijões (“beans”, em inglês).
A mudança de “beano” para o termo atual foi simples. Um vendedor de brinquedos norte americano chamado Edwin S. Lowe resolveu promover rodadas pagas do jogo. Antes disso, ele decidiu testar com alguns amigos – um deles se confundiu e gritou “bingo!”, o que usamos até hoje. Esse mesmo comerciante contratou um matemático para criar mais de 6 mil possibilidades distintas, já que era preciso haver muitos números na cartela para que mais pessoas pudessem jogar e ele obtivesse um lucro maior.
A prática ficou tão popular por lá que é estimado que cerca de 10 mil rodadas aconteciam nos Estados Unidos todas semanas até o ano de 1934. Hoje, ela está presente no mundo inteiro, e apesar de ser proibida por aqui por ser considerada um jogo de azar, amantes da jogatina podem visitar o melhor bingo online para participarem de alguns sorteios virtuais, que se assemelham bastante à versão física. O bingo online é uma evolução do jogo, e é possível praticá-lo de maneira legal e segura do celular ou computador. Além disso, há cartelas que custam poucos centavos, mas dão ao jogador a oportunidade de concorrer a prêmios bem altos.
Proibição no Brasil
Por aqui, a atividade sempre foi bastante popular, até que o presidente Eurico Gaspar Dutra a proibiu definitivamente em 1946. Muitos acreditam que a decisão foi fortemente influenciada pela primeira-dama, Carmela Dutra, que era religiosa e associava o bingo e outros jogos de azar ao vício e pecado.
Porém, como já mencionamos, nem todo bingo é proibido. Além das opções online, toda prática que não é comercializada é permitida: isso inclui quando ela é feita em campanhas beneficentes, quermesses de igreja, dentre outros eventos que não visam o lucro comercial.
Atualmente, há a possibilidade que mesmo a atividade comercial retorne, principalmente com as discussões do marco regulatório de jogos, que estão em voga nesse ano e também incluem a legalização dos cassinos, jogo do bicho, e outras modalidades do setor da jogatina.