Tópicos do Conteúdo
Antes de mais nada, gostaríamos de estar alertando sobre os spoilers contidos nesse texto! Porque temos muitas revelações bombásticas do último episódio de Shingeki no Kyojin para abordar e conversar!
Shingeki no Kyojin – Attack on Titan, teve um de seus episódios mais reveladores e impressionantes, exibido na última semana. Tirando várias de nossas dúvidas sobre o passado da trama e até a real origem dos Titãs!
Chegando na reta final de sua terceira temporada, pudemos ver Eren acessando de forma muito profunda as memórias de seu pai, Grisha. Acabamos nos perguntando também, se essas memórias estão presentes nele, por fazerem parte de cada lembrança de Titã adquirido até ali.
Bom, vamos conferir o resumo do episódio! Lembrando novamente, que esse texto estará recheado de spoilers.
As Memórias de Grisha Jaeger acessadas por Eren! – A morte de sua irmã Faye
Ao ler os três cadernos de anotações de Grisha Jaeger, Erin tem acesso a informações escondidas por anos. Desbloqueando memórias profundas de seu pai. Revelações sobre outros continentes e de toda a população além das muralhas.
Grisha Yaegar alega ter visto toda a verdade sobre o mundo. Ele conta que na primeira vez que cruzou a fronteira, sofreu com vários tipos de opressão vinda do povo Marleyano. Achando muito estranha a presença de um Eldiano e da permissão de seu exército para que ele estivesse ali.
Ele e sua irmã Faye sofreram muito desprezo além das muralhas. Afim de realizar o sonho da irmã de ver um dirigível, Grisha a leva para um aeroporto. Chegando lá, ambos ficam deslumbrados com a visão que nunca haviam tido antes.
Naquele mesmo local do qual admiram o dirigível, dois guardas os abordam afim de saber de qual império eles pertencem. Um dos guardas agride Grisha. Que tenta se explicar e se desculpar por estar ali, o que acaba não funcionando.
Enquanto ele continua sendo espancado, o segundo guarda se encarrega de levar Faye de volta para Liberio. Que mais tarde, irá ser encontrada morta por mordidas de cachorros.
Esse mesmo guarda, faz questão de dar a notícia da morte de Faye aos pais. Num tom orgulhoso e prepotente, dando a entender ligeiramente, que foi ele mesmo o responsável pelo ataque dos cães. Grisha percebe esse tom prepotente e a culpa em cima do guarda.
A História de Marley
Após a morte de Faye, o pai de Grisha resolve contar a história sombria de Marley. Com isso, tentando mantê-lo longe da fronteira e de futuras possíveis retaliações.
A versão da história contada pelo pai de Grisha, mostra a dominância hierárquica de Marley. Adotando aquele povo como heróis oprimidos, acima da linhagem ideológica dos demais distritos.
Então ele conta que há 1820 anos, uma garotinha chamada Ymir Fritz esteve frente a frente com o diabo e adquiriu o poder dos Titãs. E quando a garotinha morreu, seu espirito foi partido em nove fragmentos.
Então os nove Titãs herdeiros desses fragmentos, foram os fundadores e responsáveis pela criação do império Eldiano. Também responsáveis por derrotar o exército de Marley e dominar o continente. O período de dominação dos Titãs é denominado como Idade das Trevas.
De acordo com os Marleyanos, nesse período de idade das trevas, seu povo era massacrado pelos Eldianos. Período que perdurou 1700 anos.
Mas Marley consegue mudar essa história, vencendo a guerra contra Eldia. Fazendo então com que os governantes Eldianos erguessem as muralhas na ilha Paradis.
Destacando a necessidade e obrigação de viver em Liberio, para não morrer ao ultrapassar as muralhas.
Grisha Jaeger no Movimento de Restauração Eldiana
Mesmo com toda a opressão por ser eldiano, Grisha desenvolve e explora sua profissão de médico aos 18. Um de seus pacientes, membro de um movimento de restauração eldiana o propõe para também fazer parte deste movimento.
O que o faz achar a proposta tentadora, é o fato desde paciente ter citado ter informações reais sobre o que aconteceu com Faye. Então ele finalmente obtém a certeza de que não havia sido um acidente com os cães. E sim tudo feito propositalmente pelo guarda encarregado de leva-la para casa.
Grisha descobre que Ymir Fritz não era cruel como ouvira antes. A garotinha havia feito várias coisas positivas para com o seu povo. Como estradas, plantações e desenvolvimento.
Em uma das palestras do Movimento de Restauração Eldiana, Dina Fritz descendente da família real, interrompe Grisha. Dina cita a localização do Titã original, que está com o Rei Fritz em Paradis.
Trata-se do Titã com o poder de dominar todos os demais Titãs. Que se afastou de todos por não querer mais se render aos períodos de guerra.
Dois anos mais tarde, Dina Friitz e Grisha se casam, gerando então o nascimento de Zeke, o titã Bestial, meio-irmão de Eren.
Durante a corrida armamentista de Marley em busca da evolução de guerra comparada aos demais distritos, descobrem um combustível raro em Paradis. Então passam a convocar eldianos para ajuda-los a extrair, dando em troca o título de marleyano honorário.
Com o mesmo objetivo em comum de invadir Paradis, muitos eldianos acabam se rendendo ao pedido. Tendo como objetivo, impedi-los de obter o poder do Titã original.
Grisha conta a sua versão da história para Zeke. Que por ter uma ideia completamente diferente, aprendida na escola, acaba surtando e revelando todo o segredo do Movimento de Restauração Eldiana.
Com isso, os membros da Restauração Eldiana são torturados e enviados para Paradis, para serem Titãs não conscientes. Grisha vê de perto, Dina sendo transformada em Titã. Que mais tarde, será a Titã que devorará a mãe de Eren.
Considerações Finais
Pudemos ver então, que os primeiros Titãs que vimos nas muralhas, são os membros do Movimento de Restauração Eldiana após serem denunciados por Zeke ainda criança. E que ele é meio irmão de Eren!
E que a Titã que mais tarde devoraria a mãe de Eren, é a Dina Fritz, descendente da família real, mãe do seu meio-irmão e primeira esposa de seu pai.
As revelações bombásticas do último episódio de Shingeki no Kyojin, nos fizeram chegar à conclusão de que esse foi um dos episódios mais importantes até agora!