Tópicos do Conteúdo
O mundo digital está cada vez mais presente nas nossas vidas. Usamos a internet e a tecnologia para coisas do dia a dia, como compras, transferências bancárias, conversas com amigos e familiares, resolver questões do trabalho e etc.
Diante disso, devemos proteger a nós mesmos e o que fazemos online. Há milhares de recursos para a nossa segurança, alguns deles são excelentes, outros não são tão bons quanto as pessoas imaginam.
Aqui vamos falar sobre o gerenciador de senha. Algumas pessoas acreditam que é um software excelente, mas há alguns problemas que poucas pessoas percebem. Confira a seguir seus prós e contras.
O que é e como funciona um gerenciador de senha
Antes de mais nada, vamos explicar como o gerenciador de senha funciona. Hoje em dia as pessoas utilizam diversas contas. Não é recomendável utilizar a mesma senha em mais de uma conta pois se uma conta for descoberta as outras também serão.
Também não é recomendável utilizar senhas fracas. Coisas como datas de nascimento, nome de pet e etc. Em vez disso, é melhor criar senhas com combinações de caracteres, números e símbolos aleatórios. O problema é que vai ser difícil lembrar de todas essas senhas.
E é aí que entra o gerenciador de senha. Trata-se de um software que armazena todas as suas senhas. Dessa forma, você só precisa lembrar de uma senha, a senha do gerenciador. Você pode baixar o gerenciador de senha para Chrome em uma questão de segundos. Também há várias outras versões disponíveis na internet.
Vantagem: Senhas complexas
O gerenciador de senha é mais do que apenas um armazenador. Ele também conta com vários outros recursos. Tudo depende do seu nível de sofisticação. Geralmente, os gerenciadores pagos são mais completos, mas os gratuitos atendem muita gente.
Um dos recursos que este software oferece é a criação de senhas complexas. Isto é, o próprio gerenciador gera senhas aleatórias para o usuário.
Vantagem: Contas fáceis de acessar
Com o gerenciador de senha instalado, você pode ativar o preenchimento automático e entrar automaticamente nas suas contas. Basta colocar a senha do gerenciador e todas as outras contas, que tem senha armazenada no gerenciador, serão logadas automaticamente.
Vantagem: Funciona em vários dispositivos
Um gerenciador de senha não é exclusivo para PC ou smartphone. Na verdade, é um software universal. Existem versões para diversos tipos de sistemas, como o Windows ou Linux. Há também versões para smartphones e outros dispositivos móveis.
Desvantagem: Ponto de falha único
O problema óbvio com o gerenciador de senha é que se alguém adivinhar a senha do gerenciador, tudo estará perdido. Para tentar equilibrar este problema, os desenvolvedores de software estão utilizando a autenticação em dois fatores.
Isto é, usar apenas a senha não será o bastante para entrar no gerenciador. É necessário utilizar outro fator, como um código enviado para um celular que foi cadastrado na hora de criar a senha do gerenciador.
Este recurso resolve o problema de ponto de falha único, mas não está disponível em todos os gerenciadores. Há programas acessíveis com uma senha apenas.
Desvantagem: Um gerenciador de senha é limitado
Um gerenciador de senha aumenta o nível de segurança do seu sistema, mas ele está longe de ser o bastante nos dias de hoje. É necessário muito mais para estar protegido. Por exemplo, com um gerenciador você não vai estar protegido de coisas como ataques phishing.
Há muitos outros problemas de segurança que um gerenciador não resolve. A melhor forma de lidar com isso é se manter atualizado sobre segurança da informação e utilizar os melhores recursos disponíveis para se proteger.
Vale a pena usar gerenciador de senha
A resposta curta é sim. É bem verdade que um gerenciador não resolve tudo, mas é importante prestar atenção no que um gerenciador se propõe a fazer. Estamos falando de um recurso que vai aumentar os seus níveis de segurança.
Se você conhece suas limitações, fica muito mais fácil lidar com elas. No geral, podemos dizer com tranquilidade que um gerenciador de senha vale a pena.
Considerações finais
Bom, isso é tudo sobre os gerenciadores de software. Esses programas valem a pena, especialmente se levarmos em conta que existem versões gratuitas para download. Portanto, não há motivos para não o utilizar.