AnimeAnime

Dr. Stone Episódio 2: Hot Line – Review Completa

Dr. Stone: Stone Wars - Episódio 2

9

Bons aspectos técnicos, porém, pouco desenvolvimento nas cenas de ação.

User Rating: 4.38 ( 2 votes)

Dr. Stone: Stone Wars

, um dos Animes mais científicos da Temporada, está avançando lentamente rumo ao estopim da guerra. Várias informações dos novos inimigos do Reino da Ciência ficaram mais claras ao longo do episódio, dificuldades foram superadas com criatividade e trabalho conjunto, e novas ferramentas científicas foram reveladas. Siga com a leitura para mais informações sobre o Episódio 2 de Dr. Stone 2ª Temporada.

 

Resumo do Episódio: Perseguição e Captura da Vigia

O desenrolar do episódio foi repleto de reviravoltas envolvendo a vigia do Império Tsukasa, a ginasta Homura, isso mesmo, a garota é rápida e possui movimentos flexíveis por sua experiência em ginástica. Após as explosões preparadas por Senku terem distraído Homura, Kohaku persegue a ginasta até quase alcançá-la saltando pelas árvores (do mesmo jeito que os ninjas em Naruto). Com a ajuda de uma nova arma científica de Senku, uma explosão luminosa é criada, então Homura cai e é capturada por Senku. Contudo, pouco depois ela consegue se livrar de todos os guerreiros que a cercavam e vai atrás do grupo de Gen.

Senku espalhou fragmentos pulverizados da gema azul em Homura, assim todos os lugares em que ela passava eram marcados; ele usou uma ferramenta emissora de luz negra para encontrar os rastros da ginasta e continuar a perseguição. Mas, infelizmente o plano não segue muito adiante, pois a garota lavou-se ao passar por um rio, então os fragmentos se perderam. Então, Senku tem outra ideia não convencional, ele utiliza a conexão entre os telefones para falar com Gen usando Código Morse (isso é uma referência profundamente histórica, que será explicada nos próximos tópicos, por isso continue lendo).

Através da troca de informações entre o Mentalista e o Cientista, eles conseguem capturar Homura, depois de fingirem instalar uma antena de comunicação em uma árvore.

 

[adinserter name=”Block 10″]

 

Detalhes Relevantes no Episódio

 

Spoilers na Opening do Anime

Dr. Stone
Reprodução/Internet

 

Já é um fato conhecido, mas algumas Openings (aberturas) de Animes revelam fatos importantes do decorrer da história, alguns Otakus argumentam contra essa prática, pois isso é o mesmo que “dar Spoilers”. Porém, vale mencionar que esse é um recurso complementar da adaptação, ou seja, a Opening não é criada para gerar Spoilers, mas sim como um detalhe visual/musical para o Anime. As revelações da Opening não irão afetar a experiência do espectador e muitas vezes irão passar despercebidas.

Ao assistir a Opening de Dr. Stone, os Spoilers do Enredo são quase invisíveis, como por exemplo, a cena em que Homura aparece praticando Ginástica. Ou, também podemos citar o momento em que Ukyo aparece em uma espécie de estação, ouvindo atentamente com fones de ouvido. Esses dois momentos apenas nos dão pistas do que irá acontecer durante a narrativa, e não necessariamente, geram Spoilers imperdoáveis.

Outra situação semelhante ocorre quando Gen canta um trecho da opening, revelando, assim, o plano de Senku e de Gen para enganar os seguidores de Tsukasa. Assim como foi o caso de Taiju e Yuzuriha estarem próximos ao “túmulo” de Senku na Opening, pois é lá o ponto de encontro para trocarem itens e informações. Mas claro, isso  tudo ocorreu de uma forma muito sutil, não seria possível perceber isso sem antes saber da existência do plano. E de novo, Spoilers sutis são legais de serem notados, já que nunca percebemos eles nas Openings imediatamente, apenas após o fato ocorrer no anime é que percebemos que desde o começo havia o Spoiler na Opening.

[adinserter name=”Block 10″]

 

Aspectos Técnicos, RPGs e a Estética de Dr. Stone

A animação continua com grande qualidade, quase não há cenas estáticas no decorrer do Episódio. Contudo, as cenas de ação ainda deixam a desejar, desde a primeira temporada as lutas não apresentam tanta fluidez quanto as cenas comuns. Vale mencionar, como adicional, que os cenários do anime continuam deslumbrantes, agora com os backgrounds em meio à neve, as cores adquiriram uma sensibilidade maior do que na temporada anterior. O papel da Luz e dos Sombreamentos nos personagens e nos cenários permanecem impecáveis.

Algo que passa despercebido, mas tem muita relevância, são os micro efeitos sonoros presentes nas ações dos personagens. A estética adotada faz referência aos sons de RPGs da geração 8-bits, isso é perceptível na cena em que Magma, Gen e Chrome chegam ao túmulo de Senku. A influência dos RPGs tradicionais também pode ser notada todas as vezes em que Senku cria uma nova máquina, ou adquire um novo material importante; pois, o momento é sempre acompanhado por uma barra escura com letras brancas, escrito algo como: “Ácido Sulfúrico foi adquirido!”. Essa tipo de barra de mensagem é muito comum em RPGs clássicos, e como no Japão esse é o gênero mais apreciado em Games, a referência é familiar para os Japoneses.

 

Referências à Guerras Reais Em Dr. Stone

Caso você ainda não saiba, caro leitor, o Loucos Por Geek não é apenas cultura, também somos História! Se você já assistiu o filme O Jogo Da Imitação (2014), protagonizado por Benedict Cumberbatch (o nosso querido Doutor Estranho), então deve saber que durante a Segunda Guerra Mundial as informações enviadas pelos Nazistas através de ondas de rádio eram codificadas. De modo que, todos os dias os códigos eram trocados, e assim as mensagens poderiam ser transmitidas em segredo. Porém, um homem chamado Alan Turing – considerado um dos fundadores da informática – conseguiu criar uma máquina capaz de “quebrar” os códigos e extrair as informações das mensagens. Graças à isso, o governo britânico podia saber quando e onde os Nazistas iriam atacar.

Quando Senku menciona que a maior de todas as necessidades em uma Guerra é a comunicação, ele não disse isso à toa. Como dito acima, a transmissão de informações é indispensável em um conflito, não apenas em Guerras, como também em nossa vida cotidiana. Durante o episódio, houve a cena de contato entre Gen e Senku utilizando Código Morse, de modo que é uma referência direta às práticas da Segunda Guerra, mas com menos complexidade, óbvio.

 

Conclusão

Não há uma obra perfeita, tanto em qualidade técnica, roteiro, verossimilhança, conteúdo e etc. Entretanto, são muitas as que se aproximam de um certo nível de perfeição, e Dr. Stone faz parte disso. Mesmo com a presença dos clichês comuns dos Shonens, Dr. Stone se mostra inovador, e principalmente em sua adaptação para Anime, reduz a quantidade de práticas desnecessárias (como o excesso de Ecchi no mangá original).

Como nota final, 9 é um valor correspondente ao quanto a obra surpreende. Afora detalhes, a narrativa de Dr. Stone é cativante, sem deixar de ser autêntica em muitos aspectos.

 

Estamos no Google News:

  • Siga a gente no Google News, basta acessar este link e clicar na estrelinha Loucos por Geek no Google News
  • Acesse também o site do nosso parceiro GamePlay2, e fique por dentro de todas as novidades do universo gamer.

[adinserter name=”Block 13″] [adinserter name=”Block 16″]

Relacionados:

Mostrar mais

Elievelton

Amante da tecnologia, especialista em SEO e Programador, atualmente tenho varias publicações totalizando mais de 15 milhões de views, todas Trabalhadas com SEO avançado, Curso Sistemas de Informações na UFPI e dedico todo meu tempo livre, que aliás é bem pouquinho, para projetos de SEO e desenvolvimento Web.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo