Apesar de ter sido lançado originalmente para Xbox 360 e PS3 em setembro de 2013, Grand Theft Auto V nunca foi tão grande. A evolução constante no espaço do console tem sido uma liderança até o lançamento do PC, que é indiscutivelmente o auge da atual geração de design de jogos da Rockstar. Grand Theft Auto V é um jogo extremamente ambicioso; enorme em escopo, selvagem em variedade, e – importante – o melhor jogo de GTA que o desenvolvedor fez desde Vice City.
É provável que você já saiba disso. Você provavelmente já jogou o jogo em consoles de última geração, se não as melhores edições do PS4/Xbox One. Então vale a pena voltar para Los Santos pela terceira vez? Até onde vai a edição para PC de Grand Theft Auto V?
Quando você carregar pela primeira vez Grand Theft Auto V, coloque seus pontos de vista de acordo. É fácil acreditar que o jogo vai explodir você totalmente fora de sua cadeira graças ao hype e alguns trailers muito bonitos, mas como a câmera se estabelece sobre o ombro do protagonista Michael para o trabalho de abertura do banco, é imediatamente óbvio que o núcleo do jogo foi feito para ser executado em um Xbox 360.
Texturas de roupas parecem um pouco lamacentas e cabelo parece um pouco duro. Não se surpreenda se você está inicialmente subjugado. Mas não se preocupe. isso não vai durar. GTA V é lindo. Só leva um tempo para mostrar.
Camisas largas ondulam na brisa californiana, e os galhos das árvores balançam suavemente. Ondas espumam nas pontas, e as grãos individuais das calçadas de asfalto brilham no sol assado. À medida que você dá seu primeiro passeio por Los Santos, gradualmente se torna mais claro e mais claro a quantidade de trabalho que foi para este PC redux. A folhagem é densa, exuberante e cheia de textura. As paredes parecem ásperas ao toque. Gatos têm peles que você só quer escovar os dedos. Trabalhos de pintura metálica brilham sob lâmpadas com um reflexo de alto brilho. A diferença entre a versão original do console e a edição para PC é como imagino que parece para uma pessoa míope colocar seus óculos. Depois de terem seus olhos substituídos por biônicos uhd.
Mas jogar a melhor versão do jogo vai te custar. Eu tenho jogado em uma plataforma que ostenta um i7 3770k cronometrado em 3.5ghz, com 16GB de RAM e uma GPU ATI Radeon HD 7970 com memória de vídeo de 3GB. Para manter um 60fps em sua maioria estável, eu tenho jogado o jogo com quase tudo virou para max, em uma resolução de 1920×1200. Texturas, sombras e afins estão todos em suas configurações mais altas, com FXAA ligado e MSAA definido para 2x. É a MSAA que parece ser o kicker; anotando-o até 4x corta o framerate para baixo para cerca de 35fps. Para ajudá-lo a julgar o impacto que você está tendo com ajustes de configuração, um pequeno medidor útil nas configurações gráficas exibe o quanto vram suas configurações escolhidas irão comer. Quanto mais para a zona de perigo vermelho o medidor preenche, mais pesado é o impacto esperado no desempenho.
Em uma configuração relativamente comum, de dois anos de idade, então, Grand Theft Auto V funciona maravilhosamente. Joguei a versão xbox 360 por cerca de 40 horas, e você pode sentir imediatamente a diferença que 60fps faz. Os carros são mais rápidos e suaves, permitindo ajustes minuciosos na direção e uma sensação de mais controle. Também impede que o jogo pareça “cinematográfico”; e isso é uma coisa surpreendentemente boa. Jogar a 30fps faz parecer que você está interagindo com um filme. A 60fps, a barreira entre você e Los Santos está quebrada, e você se sente muito mais perto de estar lá.
Eu sei que parece, mas é a razão chave pela qual eu descobri que GTA V no PC se sente como a versão quintessencial. E não é totalmente baixo para 60fps; o modo em primeira pessoa é igualmente vital. Andar pelas ruas de Los Santos em primeira pessoa genuinamente parece explorar uma verdadeira expansão urbana. Há poucos jogos em primeira pessoa por aí que mapearam cidades realistas na escala correta, e por isso essa experiência parece surpreendentemente fresca. Se você pode dirigir, você vai encontrar entrar e dirigir carros em primeira pessoa é estranhamente preciso para a tarefa na realidade. Carros menores se sentem apertados e claustrofóbicos, enquanto caminhões e vans realmente se sentem vastos dentro do cockpit. Abrir o teto elétrico de um carro em primeira pessoa genuinamente parece divertido e emocionante. E há detalhes alegres nos instrumentos, com suas agulhas móveis precisas e luzes do painel. Até os rádios exibem as estações corretas.
Infelizmente, a primeira pessoa começa a desabotoar um pouco quando se trata de atirar. As armas parecem oferecer pouco feedback, negando-lhes socos, e se proteger em primeira pessoa parece um pouco desajeitado. Mas estar em primeira pessoa intensifica a violência, talvez até um pouco demais. Eu estava dirigindo por uma estrada em baixa velocidade, e de repente a porta foi arrancada, fui puxado para a rua, e bateu na cara por um gângster corpulento. Em terceira pessoa você veria o cara perseguindo seu carro. Em primeira pessoa é um choque imprevisto, e de repente eu sei como deve ser um NPC tendo seu carro roubado. Aterrorizante.
Grand Theft Auto é agora um jogo de duas metades: a campanha em expansão e um GTA Online inspirado em MMO. É um modo multiplayer com toda Los Santos para explorar, desde a praia do outro lado da cidade, e todo o caminho até o pico do Monte Chiliad e além. Salpicados pelas ruas são uma enorme seleção de jogos diferentes. Muitos são grampos multiplayer re-ferramentados para a experiência GTA. Os jogos da morte fazem exatamente o que dizem na lata, mas você será capaz de conseguir uma morte disparando uma uzi da parte de trás de uma moto. As corridas são da variedade rápida e furiosa, e se misturam entre resistências de longa distância e voltas curtas e apertadas.
Então há os modos mais excêntricos que só poderiam sair da Rockstar. O paraquedismo é mais notável, onde um grupo de jogadores são expulsos de helicópteros e têm que correr para o chão enquanto navegam através de aros no céu. Outro modo vê os jogadores trovões através dos céus em jatos de combate, procurando alvos terrestres para obliterar com hardware militar. O alcance é impressionante; há sempre algo que combina com seu humor.
Mas são as missões de GTA Online onde a verdadeira alegria reside. Variantes multiplayer de set-pieces distintamente de sentimento de campanha, é aqui que você estará se envolvendo em perseguições de carros absurdas, tiroteios épicos e travessuras de gato e rato. Há uma grande variedade, desde roubar um trailer carregado com um laboratório portátil de metanfetamina, até esprema-lo pela cidade com um saco de evidências que tanto criminosos quanto policiais corruptos querem a custódia. E para tornar as coisas mais caóticas, os oficiais do NPC da Força Policial de Los Santos provavelmente se envolverão também.
Algumas das missões são mais bem projetadas do que outras. A primeira missão requer duas equipes para a guerra sobre esse saco de evidências acima mencionado, e pode se tornar um exercício de frustração. Ambas as equipes convergirão para o saco, resultando em um tiroteio surpreendente. À medida que os jogadores morrem, eles ressurgem em carros, e simplesmente dirigem de volta para a briga. Em pouco tempo há um 40 carros empilhados, e em algum lugar no meio está a bolsa. Quando um jogador finalmente consegue, ele tem que conduzi-lo através do mapa para sua base. Mas muitas vezes o jogador estará quase em casa quando um rival vai matá-los e roubá-lo de volta. O rival então dirige para o outro lado da cidade, apenas para ser golpeado pelo inimigo, e o vai-e-vem começa novamente. Significa que a missão tem um comprimento infinito, permanecendo em impasse indefinidamente.
A maioria das missões não parecem ter tais falhas, porém, e muitas vezes um temporizador de missão ou contagem de mortes manterá os fósforos no comprimento perfeito. O trabalho em equipe os faz voar, e a comunidade gta parece estar muito abraçando o trabalho em conjunto. Muitos jogadores estão aproveitando ao máximo os jogos de bate-papo no jogo, e a simpatia geral disso mais do que compensa os estranhos fala-lixo.
Antes de entrar em missões e partidas, há uma quantidade frustrante de faffing em torno de menus. Há um menu de lobby e, em seguida, um segundo conjunto de menus como você configurar o seu personagem pronto para o jogo, o que significa que saltar de jogo para jogo não é exatamente perfeito. É especialmente irritante se você cair de uma partida e tem que passar por tudo de novo, mas felizmente os servidores parecem muito estáveis, e por isso isso não é muito freqüente. Os tempos de carregamento também são muito mais longos no multiplayer em comparação com a campanha, com um tempo de carga inicial muito longo.
As estrelas do programa de GTA Online são Assaltos. Eles são muito aguardados, só recentemente entrando nas versões do console, e é compreensível por que eles foram cercados por tanta expectativa. Como os assaltos singleplayer, cada trabalho é composto de múltiplas etapas de preparação e o busto final em si. Há cinco assaltos no total, e eles aumentam em complexidade e dificuldade. O primeiro requer apenas dois jogadores e duas missões de preparação, mas mais tarde Os Heists vêem grupos maiores assumirem bancos mais bem defendidos. Cada jogador assume um papel diferente atribuído pelo líder do Assalto; motoristas de fuga, hackers, perfuradores, e afins. Com tais papéis logo fica claro que o bate-papo de voz é vital: não só cada assalto requer colaboração próxima, mas até mesmo sugerir para que papel você é bom é instrumental. Acabei jogando hacker em uma missão, e demorei tanto tentando jogar o mini-jogo de hackers (um jogo frustrante semelhante ao Snake) que minha equipe acabou ficando impaciente e abandonou o jogo.
Quando tudo se junta, porém, Heists são os exemplos mais bonitos de jogos cooperativos que eu já vi. Todo mundo tem sua parte para desempenhar, há tensão no ar graças às vidas limitadas que você é permitido, e os dólares em jogo são excepcionalmente de alto valor. Os jogadores podem ser divididos por toda parte em Los Santos, e têm que esperar pacientemente que sua parte entre em ação, mas manter o carro de fuga passando enquanto seus companheiros de equipe atiram em um banco nunca se sentiu tão emocionante. E quando eles estão empacotados na parte de trás do carro, é hora de bater o acelerador e provar que você é tão vital para a operação como eles são.
Encerrando a experiência do PC Grand Theft Auto V está o Rockstar Editor, uma suíte de edição de vídeo extremamente poderosa que é exclusiva para o PC. A qualquer momento durante suas aventuras em single ou multiplayer você pode tocar na tecla f1 para começar a gravar a jogabilidade. Quando você tiver capturado todas as imagens que você precisa para o seu tributo a Michael Mann ou Martin Scorsese, você pode ir para o Editor para começar a plicá-lo e girar uma narrativa.
A suíte de edição em si é simples de usar, com atalhos de teclas rápidos que tornam os cortes e mudanças de câmera excepcionalmente fáceis. Os filtros podem ser adicionados às imagens para criar aquele brilho perfeito de Hollywood (ou níveis de saturação do Instagram), e o tempo pode ser acelerado ou desacelerado para criar sequências de ação intensas. Em apenas quinze minutos eu fui capaz de criar a mini-obra-prima “Michael Shoots a Man”. É horrível, mas é uma prova de que algo assistível pode ser feito até mesmo pelos diretores mais talentosos.
Para o cineasta mais ambicioso, o Director Mode permite uma experiência de edição mais profunda. Ele pode ser ativado a qualquer momento durante a campanha, e permite que você jogue como uma ampla gama de personagens para que você possa filmar uma variedade de personagens em ação. Você desbloqueará mais personagens à medida que os encontrar na campanha singleplayer, então para grandes elencos você precisará completar o jogo. O Modo Diretor permite que você se teletransporte para qualquer área ao redor de Los Santos, definir o tempo e começar a filmar. Você pode até mesmo colocar efeitos bobos em movimento, como socos explosivos ou gravidade alterada, caso sua imagem os exija. Com a ação capturada, volte para o Editor para costurá-la.
Ainda não está claro o quão bem modding vai funcionar com GTA V; A Rockstar tem contornado muito o assunto. Mas se modding está fora da mesa, o Editor se tornará a maior contribuição para a comunidade GTA. É absolutamente garantido que o YouTube está prestes a ver uma maré enorme de vídeos incríveis produzidos em GTA, e isso vai nos manter divertidos e impressionados por algum tempo.
Se você é do tipo criativo, então o Editor rockstar é a chave para GTA V no PC. Você precisa dele em sua vida, e você vai comprar a versão para PC para ele, independentemente de quantas vezes você já jogou antes. Se você está apenas nele para a história e on-line, então você precisa avaliar quanto dinheiro disponível você tem. Grand Theft Auto V é um jogo caro, e embora seja a versão definitiva com uma montanha de novos efeitos gráficos e aquele sedoso suave 60fps em máquinas decentes, só você pode decidir se você quer jogar através do jogo novamente. O fator decisivo aqui pode ser assaltos; eles só foram adicionados recentemente às versões do console, e se você ainda não as jogou, elas são imperdíveis. Se seus amigos estão no PC, este é o lugar que você idealmente quer jogar.
Para aqueles que estão frescos para a experiência, você está prestes a jogar um dos melhores jogos já feitos. Ainda é muito o Grand Theft Auto que você conhece e ama desde que a série passou para mundos abertos 3D em GTA3, mas foi aprimorado e melhorado para alturas vertiginosas. Ao nível da campanha, você estará jogando como três personagens distintamente diferentes em uma recriação surpreendentemente detalhada e precisa de Los Angeles, engajando-se em missões que dão o melhor de chapéus ao cinema do crime. Um mundo de GTA nunca foi tão povoado com coisas para fazer, seja que se jogar para fora de helicópteros enquanto anda em um quadriciclo, ou procurar alvos de caça de recompensas para grandes recompensas em dinheiro. Los Santos é um mundo cheio de diversão e emoção, embora hoje em dia a sátira da Rockstar esteja começando a se desgastar um pouco e as piadas nem sempre atingem a marca certa. Online, é a mesma experiência, mas todos os outros gângsteres são pessoas reais. E você pode se envolver em uma perseguição de carro com um jogador rival enquanto Kenny Loggins’s Danger Zone joga no rádio. Se isso não te convencer, não sei o que vai.
Grand Theft Auto V é o melhor Grand Theft Auto já foi. E é ainda melhor no PC.
Aproveite que até dia 21/05/2020 o jogo Grand Theft Auto V vai está de graça, corra para baixar logo.
Não deixe de ver também:
- 5 animes que prometem bombar nessa temporada de Abril(primavera) 2020
- Lista com os melhores jogos para PCs Grátis
- PicPay – Como ganhar R$ 10 reais
- Confira a lista com os melhores jogos para PC da atualidade
- Destaques da categoria dos Games
- Jogos com até 80% de desconto