Munou na Nana: É a mistura de Death Note e My Hero Academia

Nana sem talento começa como um roubo da My Hero Academia, mas rapidamente subverte as expectativas para se tornar mais como Death Note.

AVISO: O seguinte contém spoilers de Talentless Nana Episodes 1-3, agora em streaming no Funimation.

[adinserter name=”Block 4″]

Nana sem talento é a mais recente adição à crescente categoria de anime de “contar a história da perspectiva do vilão”, seguindo os passos do exemplo mais famoso: Death Note. Mas desta vez, a história se passa no pano de fundo de uma escola secundária para estudantes superpoderosos que lembram My Hero Academia, criando um cruzamento interessante entre as duas propriedades diferentes.

Episódio 1 Apresenta O Grande Toque Do Anime

Episódio 1 de Talentless Nana é criado muito semelhante ao My Hero Academia. Um grupo de adolescentes super-poderosos é enviado para uma ilha pelo governo a fim de treiná-los para a propriedade lutar contra os “inimigos da humanidade”. Um estudante aparentemente não-poderoso chamado Nanao Nakajima é intimidado por seus colegas de classe devido à sua impotência. Mas então, uma nova estudante de transferência Nana Hiiragi (note a semelhança em seus nomes) que afirma ser uma leitora de mentes faz amizade com Nanao. Nana usa seu poder para ajudar Nanao a superar seu complexo de inferioridade causado por seu pai, e ele finalmente encontra coragem para salvar heroicamente seus colegas de classe de um acidente causado por uma briga superpoderosa. Acontece que o poder de Nanao é a capacidade de cancelar todos os outros superpoderes, assim como Eraserhead da My Hero Academia.

Asúbita divergência de Nana de My Hero Academia acontece nos cinco minutos finais do episódio, quando Nana abruptamente empurra Nanao de um penhasco. Nana revela que ela é a verdadeira personagem não-poderosa, encarregada de matar todos os indivíduos superpoderosos da ilha. Nana, ao que parece, é a verdadeira protagonista da série. Esta reviravolta chocante transforma todo o primeiro episódio completamente em sua cabeça, dizendo ao público que isso é muito mais do que uma série sobre a vida superpoderosa do ensino médio.

A reviravolta na trama não é alcançada através da peça sobre os nomes dos dois personagens contra o título da série, mas também com uma estrutura narrativa cuidadosamente projetada que se concentra muito mais no personagem de Nanao em vez de Nana. Ele faz isso usando estereótipos comuns de anime/mangá: o protagonista é o solitário que acaba por ser a pessoa mais poderosa do grupo e aquele que obtém mais desenvolvimento de personagem. Nanao até se senta no assento habitual dos protagonistas: a última fila perto da janela.

Por outro lado, Nana anuncia seu poder de leitura da mente assim que é introduzida e demonstra esse poder várias vezes ao longo do episódio. Ninguém suspeitaria que ela é a personagem titular “sem talento”. Na verdade, no final do episódio, é claro que o chamado superpoder de Nana é apenas uma combinação de leitura fria e raciocínio dedutivo. Ao dar esse falso poder para Nana, os criadores secretamente criaram a natureza inteligente e astuta de Nana antes de deixar o público entrar na reviravolta.

[adinserter name=”Block 4″]

Episódio 2 Define Um Formato ‘Kill Of The Week’

Enquanto o Episódio 1 é construído inteiramente em torno da reviravolta, o Episódio 2 se concentra em como um indivíduo não-alimentado pode realmente matar alguém com superpoderes. É aqui que a vovó sem talento começa a mostrar sua influência do Death Note. Como Light Yagami, Nana é muito inteligente, cuidadosa e observadora. Ela constantemente tem monólogos internos; compartilha um forte senso de auto-justiça com a Luz e acredita que ela está matando pessoas para o bem da humanidade.

No início do Episódio 2, um flashback revela que, no passado, pessoas superpoderosas apareceram de repente ao redor do mundo. Eventualmente, todos perderam o controle de seus poderes e se transformaram em monstros que mataram milhões de pessoas. Portanto, eles são os verdadeiros “inimigos da humanidade”. A fim de evitar que este desastre aconteça novamente, o governo reuniu todos os adolescentes superpoderosos em uma ilha para que fosse mais fácil matá-los silenciosamente antes que eles se tornassem muito poderosos.

No entanto, como os poderes de muitos adolescentes crescerão e evoluirão, a maioria dos detalhes sobre seus poderes são praticamente desconhecidos para Nana, incluindo as aplicações e fraquezas. Todo poder tem um custo; portanto, Nana deve primeiro descobrir o poder de cada um de seus colegas de classe antes de elaborar um plano viável para matá-los.

Por exemplo, no primeiro episódio, Nana tinha que ter certeza que o poder de Nanao não o salvaria de uma queda antes de empurrá-lo do penhasco. No segundo episódio, Nana se aproxima de Yohei Shibusawa sob o pretexto de investigar o desaparecimento de Nanao. Yohei afirma que pode parar o tempo, mas através da observação (disfarçada de leitura da mente), Nana descobre que seu poder real está viajando para o passado e mudando o presente. Temendo que Yohei descubra o que realmente aconteceu entre ela e Nanao no passado, ela decide matar Yohei em seguida. Mas como Yohei pode facilmente viajar de volta no tempo e mudar o resultado de sua morte, Nana teve que encontrar um plano à prova de falhas para contornar o poder de viagem no tempo, que ela eventualmente descobre usando mais observação e algum planejamento muito cuidadoso.

[adinserter name=”Block 13″]

O segundo episódio também define o formato “assassinato da semana” da série. Isso demonstra uma maneira muito inteligente de matar pessoas superpoderosas, não pela força bruta, mas sim por ganhar confiança e empregar truques inteligentes. Já que duas pessoas ao redor da vovó já desapareceram, porém, é apenas uma questão de tempo até que outros comecem a suspeitar dela…

Episódio 3 Dá Ao Vilão Protagonista Uma Folha Heroica

Todos se lembram do Death Note por ter um dos jogos de gato e rato mais suspense do anime, e a Vovó Sem Talento está começando a criar uma batalha semelhante de inteligência entre a protagonista Nana e sua colega kyoya Onodera.

Kyoya chegou à ilha ao mesmo tempo que Nana e ambos são estudantes transferidos – outra característica comum dos protagonistas do anime. Kyoya guarda fortes suspeitas sobre Nana desde que Nanao desapareceu após o Episódio 1. Ele alega que tinha uma irmã que foi recrutada para a ilha, mas desapareceu, então ele veio investigar o que aconteceu com ela, o que pode ser o motivo pelo qual ele é mais desconfiado do que outros. Mas aos olhos de seus colegas de classe, Kyoya é mais desconfiada do que Nana porque ele se comporta desajeitadamente perto das pessoas enquanto Nana é amigável e calorosa com todos.

Kyoya está ciente de seu constrangimento e quer fazer amizade com Nana para aprender a fazer amigos, mas Nana é extremamente cautelosa com Kyoya porque ele lhe faz perguntas que poderiam descobrir a verdade. Ele até recupera uma evidência importante deixada para trás do incidente do penhasco. É por isso que Nana planeja matar Kyoya mesmo antes que ela saiba sobre seu verdadeiro poder.

Como de costume, Nana confia em seu agudo senso de observação e descobre que Kyoya tem um mau olfato. Então, ela tenta usar uma explosão de vazamento de gás para matá-lo. Para sua surpresa, no entanto, Kyoya está completamente bem após a explosão, finalmente revelando a Nana que seu poder é a imortalidade, o que faz de Kyoya a única pessoa que Nana não pode matar. Ironicamente, Nanao, que tem a capacidade de cancelar superpoderes, pode ser a única pessoa capaz de matar Kyoya.

A imortalidade de Kyoya, combinada com suas habilidades de detetive astutas, faz dele um grande oponente para Nana, assim como L era a contraparte perfeita de Luz em Nota da Morte. Kyoya também é peculiar e estranha como L, enquanto tanto Nana quanto Light fingem ser uma pessoa popular e gentil. O que é ainda mais desconcertante sobre Kyoya é que sua inaptidão social o torna muito ruim em ler e exibir pistas sociais adequadas, por isso às vezes não está claro se ele está realmente nos planos de Nana ou é simplesmente denso e diz a ela tudo o que está pensando.

[adinserter name=”Block 4″]

O Potencial De Nana a Sem Talento

Enquanto a animação de Fashionless Nana carece da intensidade feroz de My Hero Academia e da estilização dramática de Death Note, seu estilo de arte convencional complementa muito bem a história de suspense. A série, até agora, subverteu as expectativas do público a cada momento, seguindo habilmente e, em seguida, desviando tropos de anime/mangá comumente conhecidos, tornando-o um pouco de um meta-comentário sobre eles. O estilo visual só destaca a contradição entre a história incomum e o estilo mundano.

A caracterização da série também segue essa convenção. Nana é implacável, mas sua motivação é claramente explicada. Até agora, ela parece mais altruísta em comparação com a Luz, mas ela também enfrenta perigos muito maiores, o que faz dela uma vilã mais simpática. Ambas as vítimas, Nanao e Yohei, são personagens estereotipados “bons”, enquanto a rival real, Kyoya, também é muito agradável com sua personalidade simples, mas desajeitada. Ao colocar Nana contra esses personagens, será muito difícil para o público escolher para qual lado torcer.

A construção mundial da série também está repleta de suspense. Não só os poderes de seus colegas são desconhecidos, mas muitos superpoderes têm o potencial de acabar com a vida de Nana muito facilmente. Como nana vai descobrir suas fraquezas, matá-los um por um, enquanto também evita suspeitas e sobreviver à ilha ao mesmo tempo?

Além disso, se a série continua a explorar tropos comuns de anime/mangá, então considere o fato de que quando um governo está por trás de um plano secreto, geralmente é nefasto. E a história de Kyoya sobre o desaparecimento de sua irmã está sugerindo um esquema muito maior do que a missão de Nana. Os alunos são realmente os inimigos da humanidade? Ou talvez seja apenas uma história usada para enganar a vovó para matar todo mundo.

Agora que sabemos que há pelo menos uma pessoa que Nana não pode matar, como a história vai progredir daqui? Será que vai jogar mais como Death Note com um jogo emocionante de inteligência? Ou será que será mais como My Hero Academia onde eventualmente todos se juntam contra o vilão principal? É o palpite de qualquer um neste momento, o que nos faz mais ansiosos para continuar assistindo.

Conclusão

O anime é bem promissor além de ser parecido com Death Note e My Hero Academia ele apresentas as características de um jogo que está em alta que é o Among US, então caso ainda não tenha visto o anime recomendo muito ver ele, pois é um dos poucos animes dessa temporada que estão se destacando.

O que você acha desse novo anime Munou na Nana? Compartilhe sua opinião conosco na seção de comentários ou em nossas redes sociais logo a seguir  😎 😎 😎 FacebookInstagram e Twitter.

Estamos no Google News:

[adinserter name=”Block 13″]

[adinserter name=”Block 16″]

Relacionados:

Sair da versão mobile