Mob Psycho 100 e My Hero Academia são dois dos maiores animes novos da década passada. Mas afinal, qual deles é melhor?
Desde o final de Naruto, uma das séries shonen mais populares é a My Hero Academia, que trata de uma sociedade de super-heróis. Ele se concentra particularmente em Deku, um adolescente que sonha em se tornar o herói número um após ser inspirado por seu ídolo, All Might. A popularidade de My Hero Academia fez dele um grande sucesso, assistido por muitos fora dos fãs habituais de anime.
Mob Psycho 100, por outro lado, é um anime de nicho que é muito elogiado por sua base de fãs hardcore, mas quase inteiramente desconhecido além da comunidade de anime. Segue o personagem de Mob, um garoto do ensino médio nascido com habilidades psíquicas muito poderosas. Embora o programa tenha as características de um anime shonen pesado e cheio de fantasia, desafia todas as expectativas à medida que evolui; indo em uma direção que, apesar de menos climática como as grandes lutas de My Hero Academia, acaba se sentindo mais poderosa e emocionalmente mais contundente.
Mob Psycho subverte os muitos tropos esperados de uma série shonen típica, enquanto My Hero Academia prospera neles. A melhor maneira de explicar como é comparar os dois protagonistas principais. Ao contrário das pessoas do seu mundo que são abençoadas com habilidades únicas conhecidas como Quirks, o Deku de My Hero Academia nasceu Quirkless. Devido a isso, ele fica ofendido ao perceber que não será capaz de se tornar o próximo All Might, o símbolo super-heroico da paz do Japão. No entanto, isso muda quando All Might pega um vislumbre do potencial de Deku e, impressionado com seu comportamento shonen de protagonista, decide fazer dele o sucessor de seu poder. Deku é, portanto, a personificação do arquétipo do “escolhido”. Em vez de ser uma pessoa que não é considerada “especial” pelos padrões de sua sociedade, ele é dotado com o poder de se tornar quem ele quer. Ele pode trabalhar duro para aprimorar e usar esse poder, mas ainda está trabalhando com uma vantagem considerável com ele.
Mob Psycho 100 Mob é a antítese disso. Por um lado, parece sem graça, ao contrário dos protagonistas de aparência mais única de outros animes semelhantes. Ele nasceu com poderes psíquicos naturais, mas prefere melhorar a si mesmo através do trabalho duro e confiar em seus dons o mínimo possível. Isso ocorre principalmente porque um evento traumático da infância o fez perceber que seus poderes são perigosos e não o fazem melhor do que as outras pessoas. Ele não tem a ambição de se tornar o melhor médium do mundo; em vez disso, ele luta contra problemas típicos do ensino médio, como ter uma queda por uma garota, desejando ser popular ou querer desenvolver músculos. Em vez de ser um super-herói através de seus poderes, ele tenta o máximo para simplesmente se dar bem com pessoas normais. Ele quer ser bem-sucedido através de suas próprias habilidades adquiridas com muito esforço, e não de presentes naturais ou passados.
Mob Psycho 100 mostra que ninguém é melhor que ninguém e que todos podem ser protagonistas de suas próprias vidas. Se algo der errado, eles têm a capacidade de superá-lo sem precisar contar com um super-herói para salvar o dia. Enquanto My Hero Academia tende a recompensar alguns de seus personagens por terem ideais de heroísmo mais egocêntricos, como Bakugo.
My Hero Academia tem muitas outras áreas em que se baseia em tropos padrão, em vez de fazer algo novo. O principal antagonista da série, All For One, era um vilão superpoderoso típico que era mau por causa disso. Mas isso não quer dizer que My Hero Academia não tenha produzido mais vilões matizados. Mancha, por exemplo, cuja ideologia se opõe a tudo o que os heróis consideram querido. Mas, na maioria das vezes, a maioria de seus antagonistas geralmente é de uma nota e simples.
Os vilões do Mob Psycho 100 são todos movidos pelo egoísmo, pensando que seus poderes lhes dão a capacidade de se tornar alguém superior, com a grande maioria deles sonhando com o domínio do mundo ou alcançando o status de psíquico mais poderoso. Isso é até que eles encontram Mob, e não apenas se tornam humilhados, mas também aprendem a ver a sociedade sob uma luz diferente, onde os humanos são apenas especiais quando todos trabalham juntos para alcançar coisas maiores. É contrário à idéia do individualismo que My Hero Academia, e muitas outras séries shonen padrão, endossam. Em vez de arcos terminarem com o herói esmagando os vilões para salvar o dia, no Mob Psycho 100, os vilões são parados quando Mob consegue afastá-los de suas próprias ilusões e ódios.
A diferença principal entre os dois animes talvez possa ser melhor resumida pelo que cada um tenta realizar com sua narrativa. My Hero Academia fornece um mundo onde pessoas especiais são celebradas e recompensadas por seu heroísmo inerente. É uma história sobre heróis chutando traseiros e alcançando ambições grandiosas. Mob Psycho 100 destrói tudo isso; em vez disso, fornecendo uma mensagem muito mais realista de humildade, responsabilidade própria e o impulso para o auto-aperfeiçoamento de outras maneiras não físicas, que podem ser uma mensagem muito mais viável por sua demografia shonen.
Talvez seja isso que coloca o Mob Psycho 100 acima de My Hero Academia como um anime shonen. O último ainda é um programa muito agradável que faz o que faz bem, no entanto, não oferece nada de novo ou esclarecedor aos seus telespectadores. Mob Psycho 100 é uma desconstrução das coisas em que My Hero Academia aposta em sua popularidade, e um dos anime shonen mais exclusivo que existe há muito tempo.
[adinserter name=”Block 16″]Relacionados:
- Veja o que rolou no Episódio 6 de Gleipnir
- 5 animes que prometem bombar nessa temporada de Abril(primavera) 2020
- Lista com os melhores jogos para PCs Grátis
- PicPay – Como ganhar R$ 10 reais
- Confira a lista com os melhores jogos para PC da atualidade
- Destaques da categoria dos Animes