O perfil dos gamers vem mudando muito com o passar dos anos. Antes, quando pensávamos em amantes dos jogos eletrônicos, a primeira imagem que vinha em nossa mente eram de adolescentes e crianças jogando em frente ao computador ou console por horas, porém esse perfil mudou muito com os anos e hoje ele é bem diferente desse estereótipo.
Isso é o que revela a 9º edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), que realizou um levantamento sobre o perfil e os hábitos dos gamers brasileiros. Os dados foram obtidos através das respostas de 13.051 pessoas coletadas entre os dias 11/02 até 07/03 em todos os estados do Brasil. Segundo os dados da pesquisa, 3 em cada 4 brasileiros revelaram que jogam algum jogo eletrônico. Isso corresponde a 74,5% da população do Brasil que afirma jogar algum tipo de jogo eletrônico em 2022.
Outro dado muito interessante em relação a essa pesquisa é o engajamento dos gamers, em que 76,5% afirmam que os jogos eletrônicos são a sua principal fonte de entretenimento. A classe média (B2, C1 e C2) é a principal consumidora de games no país, representando 62,7% do público. Os dados mostram também que a classe D apresenta uma preferência maior por jogos de smartphone (15,2%) quando comparados com o console (5,8%) e computador (5,4%), isso se dá devido ao alto custo dos hardwares e eletrônicos no Brasil, fazendo o celular a forma mais acessível para o consumo de games.
Com relação ao sexo, os homens ainda são a maioria entre os jogadores de consoles e computadores, representando 63,9% e 58,9% respectivamente. Já com relação aos jogos mobile, as mulheres são a maioria do público com 60,4%. Um dado curioso da pesquisa revela que as mulheres estão mais propensas a não se considerarem gamers. Entre os entrevistados, 45,1% das mulheres se consideram gamers, já entre os homens o número cresce para 55,6%. Na pesquisa, mesmo que a pessoa afirme jogar algum jogo eletrônico, ela não necessariamente se considera gamer.
Entre as pessoas que jogam no PC, 58,9% são homens e 41,1% são mulheres. Entre os jogadores que utilizam o computador, foi observada uma tendência maior a essas pessoas se considerarem gamers hardcore, 64,3%. O computador também é a plataforma favorita dos jovens, por ser altamente customizável e possuir uma vasta gama de jogos multiplayer competitivos. Um jogo que ainda continua muito em alta é o League of Legends, que mesmo após mais de 10 anos de seu lançamento ainda atrai muitos jogadores. O gamer pode jogar de várias formas o jogo, por exemplo, jogar x1 no lol valendo dinheiro por diversão, em que o jogador recebe dinheiro conforme desempenho na partida.
O mercado de jogos eletrônicos vem crescendo a cada ano e o Brasil é um dos países que mais vem atraindo o olhar das grandes desenvolvedoras de jogos. A tendência é que o mercado e o número de jogadores continue crescendo nos próximos anos, o que deve atrair cada vez mais investimentos para a área.