Tópicos do Conteúdo
A literatura em mangá, estilo de quadrinhos japonês, ganhou extrema popularidade nos países do ocidente, como o Brasil, principalmente graças à abertura cultural japonesa e exportação de grandes obras famosas. Atualmente, editoras brasileiras já investem na tradução e publicação desse tipo de conteúdo em nosso país.
A grande dificuldade para os fãs do mangá é, ainda, a dificuldade em encontrar certas obras disponíveis para venda. E em muitos casos, não existe versão oficial traduzida de diversos mangás clássicos ou recém lançados, muitas vezes por falta de público alvo fora do Japão, o que limita ainda mais o acesso que temos ao conteúdo que queremos.
A solução é a magia da internet: Aplicativos de leitura de mangá para smartphones contam com diversos recursos fantásticos como notificações de novos volumes, leitura inteligente, download automático, catálogos amplos, e traduções feitas por fãs para volumes que não possuem lançamento oficial. Ficou interessado? Então confira os melhores apps de mangá para seu Android e iPhone.
Uma dica importante: A grande maioria dos apps nessa lista oferecem catálogos diferentes dependendo do país do usuário, devido a acordos de licença com as editoras ou restrições das lojas de aplicativos. Para ter acesso irrestrito aos mangás, é preciso instalar também uma VPN com servidores ao redor do mundo, permitindo a escolha do país na hora de navegar nos apps.
Lista de apps
– Mangamo
O Mangamo é um lançamento recente que promete ser o melhor local para obter mangás de forma legalizada. O app é baseado em uma assinatura mensal, e possui um catálogo com grandes títulos como Attack on Titan para atrair os leitores. Atualmente, o aplicativo não conta com tradução oficial para o português, mas é uma das melhores formas de remunerar os produtores de mangás.
– Webtoons
O Webtoons conta com uma proposta diferente dos demais: O conteúdo que você encontrará no aplicativo não inclui os mangás famosos de grandes produtoras, o app é dedicado a produções individuais ou de pequenas equipes, e com isso, consegue oferecer um serviço grátis ou com cobranças baixas. A interface é amigável e o modo de leitura é bastante otimizado, sendo ideal para pequenas leituras e para conhecer novas categorias de mangá.
– Tachiyomi
Exclusivo para a plataforma Android, o Tachiyomi é um aplicativo de código aberto que promete ser a solução definitiva para leitura de mangás. O aplicativo é, na verdade, um “esqueleto” que fornece notificações, catálogo, download e leitura de mangás, mas para que o conteúdo apareça no app é preciso adicionar fontes externas.
Graças à possibilidade de adicionar qualquer site de mangá ao serviço, o Tachiyomi possui catálogo essencialmente infinito, em qualquer idioma, e com títulos que só podem ser encontrados em sites específicos. O app precisa ser instalado através do APK, que pode ser baixado do site oficial ou gerado no GitHub.
– Manga Storm
Disponível para iPhone e iPad, o Manga Storm é a alternativa mais próxima ao Tachiyomi para dispositivos Apple. A proposta de adicionar fontes externas no aplicativo é a mesma, porém, as opções para origem dos mangás são mais limitadas, e o app não possui uma interface de usuário tão moderna. Ainda assim, o catálogo quase infinito de mangás disponíveis através do leitor garantem entretenimento para qualquer estilo de otaku.
– Manga by Crunchyroll
[adinserter name=”Block 10″]
O Mangá by Crunchyroll é o leitor oficial do serviço de animes Crunchyroll, com assinatura disponível no Brasil, e portanto é vinculado à sua conta do serviço. Todos os mangás no aplicativo são oficialmente licenciados, mas o catálogo é extremamente dependente da região do usuário, é limitado quando comparado às outras alternativas.
Ainda assim, pode ser uma ótima pedida de leitor universal entre muitas plataformas, e a proposta de unificar o serviço de animes e mangás pode ser muito interessante para os assinantes.
Agora você já conhece os melhores apps para ler mangá em seu aparelho Android ou iOS, e pode levar consigo uma verdadeira biblioteca de suas obras favoritas, no bolso, a qualquer momento. Uma boa recomendação é ler a série Boruto, que com o retorno de Masashi Kishimoto ganhou hype.