Notícias

Passa dos 102 mil os casos de mortes no mundo pela Covid-19

A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, deixou mais de 102 mil mortos em todo o mundo até este Sábado (11), segundo levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins. O número de infectados pelo novo coronavírus passou de 1,6 milhão.

A Europa é o continente mais afetado, com quase o dobro das vítimas registradas na América, segunda região com mais mortes no mundo. A África é o continente menos afetado pela doença, com menos 500 mortes.

A primeira notificação da doença ocorreu em 31 de dezembro de 2019, quando autoridades chinesas reportaram casos de uma “pneumonia de origem desconhecida” na cidade de Wuhan, na província de Hubei. Veja a evolução da doença pelo mundo:

  • A primeira morte pela doença foi registrada em 11 de janeiro em Wuhan, na China. A vítima era um homem de 61 anos.
  • Depois de 28 dias, o mundo atingiu a marca das mil mortes. Quando isso ocorreu, em 10 de fevereiro, os óbitos estavam quase todos concentradas na China. Até o momento, a única morte registrada fora do país havia sido nas Filipinas.
  • Em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus. O termo se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas. Naquele momento, o número de países com casos de infecção havia triplicado.
  • A marca das 10 mil mortes foi superada em 20 de março, 39 dias depois do mundo ter atingido as mil. A data também marcou a mudança no avanço da pandemia. No dia 19, a Itália havia superado a China como o país com mais mortes no mundo e representava, sozinha, 34% dos óbitos.
  • 21 dias depois, as mortes ultrapassaram a marca de 100 mil nesta sexta-feira (10).
  • A Itália é, hoje, o país mais afetado pela doença, com mais de 18 mil mortes. Em seguida, estão os Estados Unidos, com mais de 17 mil. Espanha, França, Reino Unido e Irã completam a lista.
  • O recorde de mortes diárias foi registrado pelos Estados Unidos no dia 4 de abril: 1480. No país, a cidade de Nova York é a mais atingida, com 5.150 óbitos.
  • Mais de 3 mil profissionais de saúde foram infectados em todo o mundo, segundo o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanon, em pronunciamento na última terça (7). No Brasil, foram confirmados sete óbitos de enfermeiros pelo Conselho Federal de Enfermagem. O Conselho Federal de Medicina não divulgou informações sobre médicos.
  • Na América do Sul, o Brasil é o país com mais mortes pela doença: são 974, de acordo com as secretarias estaduais de saúde.

Para acompanhar em tempo real a quantidade de mortos no mundo e no Brasil veja esse artigo ->> Mapa da Covid-19 em tempo real

O que é a Covid-19?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus

Dicas de como se prevenir da Covid-19

lavar as mãos frequentemente?

O sabão rompe a membrana de gordura que os vírus possuem, fazendo com que “morram”. Por isso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), lavar as mãos com água e sabão frequentemente é uma das principais formas de evitar a contaminação. A recomendação é fazer isso o tempo todo, principalmente ao entrar em contato com outras pessoas, ir à rua, tocar em objetos de uso comum (maçanetas, botão do levador, corrimão etc.), antes de comer ou preparar alimentos e depois de usar o banheiro.

lavar as mãos corretamente

Use sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos. A lavagem completa deve durar cerca de 50 segundos e ter os seguintes passos: Esfregue bem a palma das mãos; capriche na limpeza do espaço entre os dedos e também do dorso e do punho. Depois, seque com toalha descartável (em ambientes coletivos). Se a torneira não for automática, use a tolha de papel para fechá-la, ou lave a torneira antes de ensaboar as mãos.

Ficar em Casa

Como nosso organismo ainda não tem anticorpos para combater o novo coronavírus, ele é transmitido facilmente de um indivíduo para outro. Se as pessoas continuarem levando uma vida normal (indo trabalhar, frequentando lugares aglomerados etc.), o número de pacientes com covid-19 tende a se elevar rapidamente e sobrecarregar o sistema de saúde. Aí, os hospitais não conseguem atender adequadamente casos graves e o número de mortes aumenta.

Segundo pesquisa epidemiológica do Instituto Butantan, no estado de São Paulo, uma pessoa infectada antes do isolamento tinha potencial para transmitir o vírus para seis pessoas, em média. Com a quarentena, essa taxa caiu para duas pessoas. Por isso é muito importante que todos continuem em casa para evitar o crescimento acentuado da covid-19.

Usar Máscara para proteção

Nenhuma máscara garante 100% de proteção. Porém, o acessório —até mesmo a máscara de tecido feita em casa — é capaz de impedir que partículas maiores de secreções (saliva, por exemplo) contaminadas cheguem até seu nariz e sua boca. Além disso, evita que o doente espalhe secreções pelo ambiente.

Apesar de especialistas e estudos científicos apontarem não haver necessidade de quem não possui sintomas respiratórios usar o equipamento de proteção, o Ministério da Saúde mudou sua recomendação e passou a orientar que todos saiam de casa de máscara (de tecido comum). Mas atenção: esse uso não permite que outras medidas preventivas sejam deixadas de lado, como sempre lavar as mãos, evitar o contato físico etc.

Tossir ou espirrar corretamente

O coronavírus é transmitido principalmente pelas secreções (saliva, catarro). Por isso, é muito importante seguir as orientações de higiene do Ministério da Saúde.

Sempre cubra o nariz e a boca com um lenço de papel ao tossir e espirrar. Depois, jogue o lenço no lixo e higienize as mãos (com água e sabão ou álcool em gel). Se você não tiver um lenço disponível, cubra o nariz e a boca com o braço dobrado, usando a “parte interna do cotovelo”, e nunca as mãos.

Essas são apenas algumas dicas das diversas que você deve tomar para deixar sua família e você distantes desse novo vírus que assola nosso País e o mundo

Mostrar mais

Elievelton

Amante da tecnologia, especialista em SEO e Programador, atualmente tenho varias publicações totalizando mais de 15 milhões de views, todas Trabalhadas com SEO avançado, Curso Sistemas de Informações na UFPI e dedico todo meu tempo livre, que aliás é bem pouquinho, para projetos de SEO e desenvolvimento Web.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo