Tópicos do Conteúdo
A batalha dos pesos pesados da próxima geração com Xbox Series X e PlayStation 5, parece definida para o final deste ano. Até agora, temos uma vaga ideia sobre ambas as máquinas tecnologicamente avançadas. Grande parte de seu poder é extraído do
SSD ultra-rápido; ambos optaram pelo HDD tradicional. Isso diminuirá maciçamente as longas telas de carregamento e melhorará os canais de conectividade.
Ambos Microsoft E Sony estão focando nas habilidades de computação da CPU e da GPU. Enquanto a CPU lida com os cálculos internos do sistema, a GPU renderiza elementos gráficos e estimula e redistribui o fluxo de dados, melhorando assim a funcionalidade geral da CPU. Ambas as empresas optaram pelos semicondutores da AMD nesse aspecto.
Especificações de Xbox Series X vs PlayStation 5
A Série Xbox X terá oito núcleos de CPU Zen 2 a 3.8GHz. A GPU é um RDNA 2 personalizado com 12 teraflops, e 52 unidades de computação a 1.825GHz. Assim, tornando o console capaz de suportar ray tracing acelerado por hardware, gerando visuais muito mais realistas e áudio 3D.
Outra adição emocionante é a resolução 4K a 60FPS, com potencial de um total de 120FPS. Ele também possui uma RAM GDDR6 de 16GB com armazenamento interno de 1 TB de SSD NVMe personalizado com um Throughput IO de 2,4GB por segundo. Também está disponível um Cartão de Expansão de Armazenamento Xbox Series X 1TB oficial e uma unidade óptica Blu-ray 4K UHD. Além disso, há uma opção adicional de expandir ainda mais o armazenamento via HDD externo.
O PlayStation 5 da Sony terá uma CPU Zen 2 de oito núcleos a 3,5 GHz, e uma GPU CUSTOM AMD RDNA 2 com 36 unidades de computação e 10,28 teraflops a 2,23GHz. A GPU será capaz de suportar ray-tracing, simulando visuais realistas e áudio 3D. A RAM é uma GDDR6 de 16GB (256 bits) e tem um armazenamento interno de 825GB de SSD personalizado com um Throughput IO de 5,5GB por segundo. Além disso, o PS5 terá armazenamento bônus expansível do Slot SSD NVMe com uma opção para suporte externo de armazenamento HDD. A unidade óptica será de uma variante Blu-ray 4K UHD.
As diferenças
Existem algumas diferenças entre os consoles de última geração em relação à CPU, GPU e SSD. PlayStation 5 parece estar perdendo apenas por uma pequena margem. Sua CPU é quase semelhante à da Série X, mas a GPU está um pouco atrasada. A diferença entre unidades de e velocidade aumenta ainda mais a complexidade da comparação. Enquanto a Série X tem 52 CUs a 1.825GHz, o PS5 tem 36 CUs a 2.23GHz. Enquanto isso, o SSD da Sony pode lidar com 5,5GB por segundo, o que é mais que o dobro em comparação com os 2,4GB por segundo da Microsoft. Ambas as abordagens da empresa apresentam filosofias distintas.
Os consoles da Sony, assim como os consoles de última geração da Microsoft, trarão modificações maciças nos gráficos, desempenho e áudio em comparação com o visto anteriormente no PS4/PS4 Pro e Xbox One/Xbox One X. Sem olhar para ambos os consoles lado a lado, não é possível ter uma ideia de qual deles tem a vantagem. Mas agora, quando se trata de lançar especificações sobre consoles de última geração, parece que a Microsoft está liderando a acusação contra sua concorrente Sony.
Não deixe de ver também:
- 5 animes que prometem bombar nessa temporada de Abril(primavera) 2020
- Lista com os melhores jogos para PCs Grátis
- PicPay – Como ganhar R$ 10 reais
- Confira a lista com os melhores jogos para PC da atualidade
- Destaques da categoria dos Games