Suspeito de incêndio criminoso da Kyoto Animation é preso após 10 meses de tratamento de queimaduras

A polícia do Japão prendeu o homem suspeito de realizar um ataque incendiário no ano passado que matou 36 pessoas, depois que os policiais esperaram 10 meses para que ele fosse tratado por queimaduras graves.

Shinji Aoba foi preso por assassinato e incêndio criminoso pelo ataque ao estúdio de Animação de Kyoto, no oeste do Japão,o que provocou um desabafo de fãs de anime em todo o mundo.

A polícia foi forçada a esperar até que Aoba se recuperasse de queimaduras graves sofridas no ataque, bem como restrições causadas pelo surto de coronavírus, até que pudessem prendê-lo.

Na quarta-feira, imagens de TV mostraram o suspeito amarrado a uma maca enquanto ele era levado para uma delegacia.

Aoba, 42 anos, é acusado de entrar no estúdio principal da Kyoto Animation através de uma porta da frente destrancada na manhã de 18 de julho armado com dois contêineres que se pensava conter gasolina. Ele supostamente dominou a entrada com o líquido antes de incendiá-lo com um isqueiro.

Cerca de 70 pessoas estavam dentro do estúdio no momento. É o incêndio mais mortal do Japão desde 2001, quando um incêndio no distrito de entretenimento kabukicho de Tóquio matou 44 pessoas.

Alguns funcionários conseguiram fugir do estúdio, mas outros tentando fugir para o telhado do prédio de três andares encontraram sua saída atrasada por uma porta que os sobreviventes disseram ter sido difícil de abrir.

Muitos dos mortos – 22 mulheres e 14 homens, a maioria na faixa dos 20 e 30 anos – morreram por envenenamento por monóxido de carbono. Trinta e três pessoas ficaram feridas.

Aoba, que teria dito à polícia que tinha como alvo o estúdio porque tinha plagiado seu trabalho, sofreu queimaduras graves no rosto, torso e braços e pernas, e ficou inconsciente por semanas. Ele é supostamente incapaz de andar ou comer sem ajuda.

A Kyoto Animation disse esperar que Aoba seja processada “na medida máxima” sob a lei. Ele disse em um comunicado: “Não temos mais palavras para o suspeito … Nossos colegas caídos nunca voltarão, e nossas feridas nunca se curarão.”

O estúdio, conhecido por seus fãs como KyoAni, é bem conhecido fora do Japão por seu papel na produção de séries populares de anime de TV, incluindo A Melancolia de Haruhi Suzumiya, K-ON! e Violet Evergarden.

O incêndio chocou os fãs de anime em todo o mundo, e motivou homenagens do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e do executivo-chefe da Apple, Tim Cook, que tuitaram: “A Kyoto Animation é o lar de alguns dos mais talentosos animadores e sonhadores do mundo – o ataque devastador de hoje é uma tragédia sentida muito além do Japão.

“Artistas kyoani espalham alegria por todo o mundo e através de gerações com suas obras-primas.”

Sair da versão mobile