Notícias

Escreva uma dissertação de qualidade seguindo essas orientações

O doutorado é uma fase desafiadora da vida acadêmica de qualquer pessoa, as exigências envolvidas com esse período são muito maiores do que qualquer coisa encontrada antes desse momento.Para que você não fique totalmente perdido quando o momento de escrever sua dissertação de doutorado se aproxima, algumas orientações podem servir de grande ajuda. Vamos te dar algumas dicas sobre a estrutura básica de uma dissertação e sobre como elaborar a sua dissertação.

 

Estrutura básica de uma dissertação

A estrutura básica de uma dissertação de doutorado consiste em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma dessas partes deve ser cuidadosamente elaborada para que a dissertação apresente uma argumentação clara e coerente.Porém, nem sempre é fácil saber como estruturar o seu trabalho. Por isso, a seguir vamos discutir um pouco sobre cada um desses elementos estruturais.

  1. Introdução

A introdução de uma dissertação de doutorado deve apresentar o tema e os objetivos da pesquisa de forma clara e objetiva. Além disso, deve contextualizar o problema de pesquisa e apresentar uma revisão crítica da literatura existente na área de estudo. A introdução também pode conter uma justificativa para a pesquisa e uma breve descrição da metodologia utilizada no estudo.É importante que o pesquisador apresente a hipótese ou questão de pesquisa que será abordada no estudo. Essa hipótese ou questão deve estar claramente definida e ser relevante para a área de estudo. Além disso, é importante apresentar a estrutura da dissertação, ou seja, como cada capítulo será organizado e o que será abordado em cada seção. A introdução deve despertar o interesse do leitor e fornecer uma visão geral do que será abordado ao longo da dissertação.

 

  1. Desenvolvimento

O desenvolvimento de uma dissertação de doutorado deve ser elaborado de forma aprofundada, apresentando uma análise crítica dos resultados obtidos na pesquisa. É importante que as informações sejam organizadas de maneira lógica, coerente e seguindo uma metodologia de pesquisa adequada à área de estudo.Como essa é parte mais importante de qualquer trabalho acadêmico, é importante que você comece a trabalhar nesta seção da dissertação desde o início da pesquisa para que ao final ela esteja refinada o suficiente.

  1. Conclusão

A conclusão de uma dissertação de doutorado deve sintetizar os resultados da pesquisa e responder aos objetivos e perguntas de pesquisa propostos na introdução. Além disso, deve apresentar uma discussão crítica sobre as implicações e contribuições da pesquisa para a área de estudo e sugerir possibilidades para trabalhos futuros.


Dicas essenciais para a elaboração de uma dissertação

Elaborar uma dissertação de doutorado é algo especialmente desafiador, mesmo depois de toda a sua experiência acadêmica durante a graduação e a primeira etapa de pós-graduação no mestrado, o doutorado é um nível mais avançado de dificuldade.Para tornar mais fácil a experiência de elaborar uma dissertação, ajuda seguir as dicas que vamos explicar a seguir. Confira!

 

  1. Definição do tema e objetivos

Definir um tema de dissertação de mestrado pode ser um desafio, pois deve ser algo original, relevante e factível de ser estudado. Para isso, é necessário ter em mente seus interesses e conhecimentos na área de estudo, bem como identificar lacunas na literatura existente. É importante também considerar a disponibilidade de recursos e o tempo necessário para a realização da pesquisa.Além disso, é recomendado discutir com o orientador e outros profissionais da área para obter feedback e sugestões sobre possíveis temas de dissertação.

  1. Revisão bibliográfica

Fazer uma revisão bibliográfica ou mapeamento sistemático é uma etapa importante para garantir a qualidade e relevância da pesquisa. O primeiro passo é definir as palavras-chave que serão usadas na busca de artigos científicos relevantes para o tema de pesquisa. Em seguida, é necessário avaliar a qualidade dos artigos encontrados, selecionando aqueles que são mais relevantes e confiáveis. É importante que a revisão seja sistemática, ou seja, que siga um protocolo bem definido e seja documentada em todos os estágios. Isso permitirá que a revisão possa ser reproduzida e validada por outros pesquisadores, algo que aumenta a credibilidade da pesquisa, especialmente em um doutorado quando pequenos erros já não são tão aceitos quanto na graduação.

  1. Metodologia de pesquisa

Definir a metodologia de pesquisa para um doutorado requer uma abordagem cuidadosa e sistemática. É importante que o pesquisador leve em consideração a natureza do problema de pesquisa e o tipo de dados que serão coletados. A escolha de uma metodologia específica deve ser baseada em uma revisão bibliográfica cuidadosa e em discussões com o orientador e outros profissionais da área. É necessário também considerar os recursos disponíveis, como tempo, financiamento e equipamentos. A metodologia escolhida deve ser claramente descrita no projeto de pesquisa e deve incluir detalhes sobre as técnicas de coleta de dados, análise e interpretação. O pesquisador deve estar preparado para justificar sua escolha de metodologia e discutir as limitações e implicações de sua pesquisa.

Mostrar mais

Elievelton

Amante da tecnologia, especialista em SEO e Programador, atualmente tenho varias publicações totalizando mais de 15 milhões de views, todas Trabalhadas com SEO avançado, Curso Sistemas de Informações na UFPI e dedico todo meu tempo livre, que aliás é bem pouquinho, para projetos de SEO e desenvolvimento Web.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo