NotíciasTecnologia

Canal Ei Nerd foi Hackeado: Entenda como aconteceu

Descubra Como Funciona Essa Onda de Ataques Recentes aos Canais Do YouTube

O Ei Nerd, canal do Youtuber Peter Jordan, sofreu um ataque Hacker em sua conta principal no YouTube. Em consequência disso, os Hackers conseguiram atingir o seu maior canal na plataforma, o Ei Nerd, e ter controle completo sobre todas as funções do canal.

Partindo disso, os Hackers conseguiram fazer modificações consideráveis no canal. O nome foi alterado para ‘Ripple Foundation’, alguns dos vídeos foram suspensos do YouTube e o mais impressionante de tudo: foi criada uma Live para divulgar atividades envolvendo Bitcoins.

O ataque em questão ocorreu durante o último domingo (13). O próprio Peter tweetou à respeito do assunto, informando aos fãs e comunicando à conta de suporte do YouTube no Twitter. Confira abaixo o tweet oficial.

https://twitter.com/peterjordan100/status/1338154047954677760

 

Ei Nerd Foi Hackeado: Peter Jordan conseguiu recuperar o canal?

 

O Youtuber forneceu atualizações constantes do caso em sua conta no Twitter, sua primeira atitude foi contatar o YouTube Brasil. Ele recebeu um formulário por e-mail do YouTube, mas as informações exigidas não facilitaram o protocolo de recuperação de conta. No fim, não houve resultados por essa forma de comunicação entre a plataforma e Peter.

[adinserter name=”Block 10″]

Em seguida, ele conseguiu contatar diretamente o YouTube e foi informado de que sua conta será recuperada a partir da transferência das informações anteriores para uma nova conta.

Nesse momento, Peter já divulgou que conseguiu recuperar o Ei Nerd, mas ainda não conseguiu mudar o nome para o original, o canal ainda está com o nome que os Hackers colocaram. Confira abaixo todos as atualizações do próprio Peter em sua conta no Twitter.

 

https://twitter.com/peterjordan100/status/1338206559676076032

https://twitter.com/peterjordan100/status/1338502789354450945

 

https://twitter.com/peterjordan100/status/1338513915660132364

Ei Nerd Foi Hackeado: Depoimento de Peter em vídeo

 

No caso do Ei Nerd, a equipe recebeu um e-mail para uma suposta divulgação do jogo CyberPunk 2077, foi encaminhado um “arquivo de teste” para avaliar se o jogo iria rodar no computador de Peter. Logo em seguida, a equipe do canal enviou o arquivo para o sobrinho de Peter, que instalou o malware no PC do Youtuber. Com essa atitude, a conta principal foi Hackeada junto com o canal.

Confira abaixo, o vídeo completo de Peter narrando como o Ei Nerd Foi Hackeado:

 

Ei Nerd Foi Hackeado: Como funciona essa modalidade de ataques?

Ei Nerd foi hackeado
Reprodução/Internet

Existe uma regra importante na área de Segurança da Informação: “Nada é 100% seguro”. Todo sistema de informação possui vulnerabilidades, seja ele Desktop, Mobile ou Web. Cabe aos desenvolvedores melhorar a segurança, com técnicas modernas de criptografia para evitar vazamentos de dados, implementar práticas de proteção às informações dos usuários, além de sempre fornecer atualizações para suas plataformas.

Entretanto, existe uma falha que não é necessariamente nas linhas de código e, sem dúvida, é uma das mais exploradas pelos Hackers: As falhas humanas. Se há um App, então há uma pessoa utilizando. Nesse cenário, a parte mais apta a cometer erros não será a máquina, e sim o ser humano que a usa.

As técnicas de Hacking que envolvem a utilização da falha humana são agrupadas em uma categoria chamada de ‘Engenharia Social’. Nesse interim, a técnica utiliza falsas informações para enganar a vítima, e assim, obter acesso total ao sistema almejado. O mais curioso é que a Engenharia social não envolve computadores, programação ou qualquer outro meio tecnológico. Somente é necessário que o criminoso consiga manipular a vítima.

[adinserter name=”Block 10″]

Um dos casos mais conhecidos de Engenharia Social ocorreu em 1991, quando o Hacker Kevin Mitnick conseguiu o código fonte do aparelho celular Motorola Microtec Ultra Lite, unicamente após ligar para uma das atendentes da empresa se passando por um funcionário. Logo, ele conseguiu convencê-la de que Pam, a responsável pelo projeto, tinha marcado de enviar o código para ele. Assim, Kevin adquiriu o código fonte por compactado e enviado via FTP. Isso tudo, sem ao menos tocar em computador, apenas em virtude de uma ligação telefônica.

Seguindo essa linha, os Hackers criam e-mails falsos se passando por grandes empresas, solicitando uma parceria com a vítima. Caso o YouTuber aceite o e-mail e abra qualquer arquivo malicioso que esteja presente, então seu computador será invadido. Com isso, todas as suas informações privadas, como por exemplo, senhas de contas, e-mails e seu acesso ao YouTube, poderão ser roubados de uma única vez.

Estabelecendo um paralelo, esse mesmo procedimento já é estruturado há muito tempo. Sempre que você recebe um e-mail ou mensagem informando sobre alterações em sua conta bancária, atualização da senha do cartão crédito ou entra em um site falso de vendas. Basicamente, é a mesma estratégia, mas com formatos diferentes.

[adinserter name=”Block 10″]

 

Outros casos semelhantes contra YouTubers

Se você acompanha a comunidade de YouTubers brasileiros, então é provável que consiga lembrar do caso do YouTuber Zangado, que teve seu canal Hackeado. O inconveniente aconteceu em dezembro desse ano, apesar disso, o Gamer recuperou seu canal com sucesso.

Zenon também foi vítima de ataque Hacker, segue abaixo o tweet oficial do Youtuber.

Estamos no Google News:

[adinserter name=”Block 13″] [adinserter name=”Block 16″]

Relacionados:

Mostrar mais

Elievelton

Amante da tecnologia, especialista em SEO e Programador, atualmente tenho varias publicações totalizando mais de 15 milhões de views, todas Trabalhadas com SEO avançado, Curso Sistemas de Informações na UFPI e dedico todo meu tempo livre, que aliás é bem pouquinho, para projetos de SEO e desenvolvimento Web.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo